Facebook Instagram Twitter Youtube linkedin
Sucesso de uma Loja Online depende da Confiança dos Clientes - e-commerce - Vença os mitos

Sucesso de uma Loja Online depende da Confiança dos Clientes

Por Luciano Grossi / Em 22 de outubro de 2018 / Em Blog


Você sabe qual é o maior obstáculo para as compras em lojas online? Falta de confiança.

Aqueles que encomendam produtos on-line e pagam, por exemplo, por Cartão, PayPal ou transferência bancária, querem saber se o contrato de compra também será devidamente cumprido. Como cliente, você pesquisa no site por determinados sinais-chave. Se eles estiverem disponíveis e as informações desejadas forem satisfatórias, fica mais fácil fazer uma venda online.

Descubra a seguir 8 dicas práticas sobre como conquistar a confiança do cliente em sua loja online.

Criando confiança na Internet – Dica 1: comentários de clientes

A primeira pergunta que quase todo cliente em potencial faz é: o que os outros clientes dizem? Afinal, você não faz isso no mundo real, pede opinião dos seus amigos, revistas especializadas, jornais?

Inevitavelmente, clientes de sites e lojas on-line estão procurando opiniões positivas dos clientes. Portanto, a medida mais importante de criação de confiança é apresentar essas avaliações de clientes em seu site.

Muitos portais de classificação de clientes permitem que você integre graficamente seus resultados ao seu site. Aproveite esta oportunidade:

  • Exiba esses resultados – esperançosamente positivos – claramente reconhecíveis no seu site.
  • Permitir que os visitantes do seu site enviem comentários ou classificações.

Criando confiança na Internet – Dica 2: selo de qualidade

Os rótulos de qualidade de organizações independentes são um importante sinal-chave de construção de confiança.

Por exemplo, selos de segurança como do Site Blindado (no Brasil) e o de qualidade da Trusted Shops (na Europa), são altamente recomendados. Estes sites fornecem informações abrangentes sobre a estrutura de um site e confirmam se são confiáveis. Empresas certificadas com sucesso por essas empresas podem ter o selo delas em seus sites e, assim, passar mais confiança aos compradores.

Ah! E se seu site já teve reclamações no site Reclame Aqui ou algum similar, é sempre bom atender aos seus clientes e colocar uma avaliação ou selo desses sites no seu próprio site.

Leia também: Coaching de Empreendedorismo

Criando Confiança na Internet – Dica 3: Menção de Mídia

Sua empresa ou seus produtos foram apresentados por um meio conhecido e reconhecido? Em seguida, use isso como uma recomendação.

Certifique-se de que seu site esteja claramente visível em qualquer artigo em revistas, jornais ou publicações comerciais, se possível usando seus logotipos. Naturalmente, você deve obter aprovação prévia para o uso do logotipo e quaisquer trechos dos relatórios de mídia.

Criando confiança na Internet – Dica 4: Imagens de funcionários

Mostre fotos dos funcionários, especialmente o proprietário e as pessoas de contato, com quem os clientes têm que lidar. Isso dá aos visitantes do site a sensação de que eles estão lidando com um negócio real e tangível e é um elemento importante da construção da confiança. Lembre-se: pessoas se conectam com pessoas!

Isso sinaliza para seu cliente:

  • Mesmo que algo dê errado, alguém cuidará de mim.
  • Eu não tenho que me preocupar em pousar em uma linha direta anônima.

Especialmente como uma pequena empresa, você deve definitivamente usar essa vantagem de proximidade e expressar claramente através das imagens das pessoas.

Leia também: Vender produtos físicos pela internet tem vantagens e desvantagens

Criando Confiança na Internet – Dica 5: Mostre um número de telefone ou um bate-papo ao vivo

Pergunta importante para muitos clientes: há alguém para tirar dúvidas?

Portanto, é bom exibir um número de telefone perceptível como uma opção de contato, pois:

  • Ainda existem muitos usuários que estão mais familiarizados com o telefone do que com a função de e-mail.
  • Se você estiver procurando por clientes mais jovens e experientes na Internet, convém incluir um botão de bate-papo ao vivo em vez do número de telefone (ou além dele).
  • Um botão de bate-papo sinaliza uma coisa particularmente impressionante para seu cliente: Aqui está alguém disponível para mim – e possivelmente imediatamente.

Criando confiança na Internet – Dica 6: Botões de mídia social

Se você estiver ativo no Facebook, no Instagram, no Twitter, no YouTube, poderá mostrar claramente isso em seu website exibindo os botões correspondentes.

O motivo: muitas pessoas também fazem uma verificação de confiança no Facebook e consultam o feed da sua empresa, como você se comunica como uma empresa com seus clientes.

Qualquer pessoa que vincule claramente o link a essas redes sociais em seu site, sinaliza algo como: “Não tenho nada a esconder, confira minha conta do Facebook”.

Leia também: Como construir a presença online da sua empresa

Criando confiança na Internet – Dica 7: Termos de Uso e Política de Privacidade

Pouca gente se liga nisso, mas não custa nada colocar a política de privacidade e os termos de uso no site, por exemplo, em um rodapé na parte inferior do site.

Mas os dois não devem, como acontece com frequência, ser reproduzidos de algum outro site e em uma fonte pequena mal legível. Numa questão legal, é bom que esta informação seja claramente encontrável e sejam aplicáveis aos seus casos de contratação. Isso pode te salvar em várias situações de reclamação pelos clientes.

E, claro, qualquer um que os coloque de tal maneira que eles possam ser encontrados rapidamente, também sinaliza positivamente algo do tipo: “Eu tenho termos de uso e protejo sua privacidade – eu me preocupo com você”!

Você vê isso aqui no Vença os Mitos! 😉 Olha lá no rodapé!

Criando confiança na Internet – Dica 8: Opções de pagamento

Fale sobre o dinheiro!

E não apenas no final do processo de encomenda. Mostre quais canais de pagamento você oferece, de preferência em todas as subpáginas da sua loja.

Confira: Gerador de Link do WhatsApp

CONCLUSÃO – Como criar confiança em sua loja online

Se você colocar os sinais-chave certos em seu site, poderá convencer os visitantes do site em rapidamente de que você tem confiabilidade. Não é apenas o conteúdo que está lá, mas sua ênfase no design e na rápida visualização de itens de segurança e informações importantes.

 

Comente!