Facebook Instagram Twitter Youtube linkedin

3 passos de como fazer um planejamento de ano novo que você vai realizar

Por Luciano Grossi / Em 7 de dezembro de 2018 / Em Blog


O Ano Novo está chegando! Como foi seu 2018? Meu 2018 foi confuso, confesso! Muitos projetos e nem tantas realizações assim!

Isso é normal! Muitas vezes planejamos coisas, sonhamos com grandes realizações, mas vêm outras coisas e nossos planos acabam mudando no meio do caminho!

Em 2018, eu tive um projeto grandioso que acabou não saindo do papel no meio do ano. No entanto, agora me lembrando, eu fechei 2017 planejando ser Coach em 2018 e isso eu consegui!

Hoje sou feliz por ser Coach de Carreira e Empreendedorismo, tendo ajudado muita gente a mudar de vida.

Mas, e aquele projeto que não saiu do papel?

Você provavelmente já planejou coisas que não deram certo, ou estou enganado?

Todos nós passamos por isso. E os motivos para não darem certo são muitos! O meu, no caso, foi por motivos pessoais do meu sócio, que precisou desistir do projeto.

Por que estou te contando isso? Porque esse ano eu aprendi que não devemos ficar frustrado quando as coisas não saem como planejamos. Meu projeto era grande, mas ele não ter sido realizado me permitiu realizar meu plano anterior, que era ser Coach.

E eu estou te contando isso porquê estamos no final de 2018 e chegou aquele momento que várias pessoas “planejam fazer seu planejamento” do ano seguinte!

E aqui quero te deixar uma dica sobre planejamento: faça um plano que faça realmente sentido pra você, que você vá realmente querer realizar!

Os 3 passos de como fazer um planejamento de ano novo

Como descobrir qual plano você vai querer realizar?

Vou te dar aqui 3 passos simples para saber se você vai realizar o que planejou, ou melhor, para você fazer um planejamento que vai dar certo!

  1. Reveja seus planos dos anos anteriores: isso vai te ajudar a entender o que você planejou e não cumpriu. Pense porque de não ter cumprido. Veja se deixou de cumprir porque não foi capaz, porque não teve oportunidade, ou simplesmente porque não teve motivo.
  2. O que dessa lista você ainda quer realizar? Faça uma nova lista e inclua novas coisas que surgiram em 2018. Você tem motivação para realizar todas essas coisas? (veja aqui meu vídeo sobre motivação!)
  3. Agora, selecione 3 coisas dessa lista que você realmente deseja realizar e que você veja alguma motivação mais profunda e faça dessas 3 coisas as suas metas para o ano novo!

Uma lista grande faz você perder o foco. Não adianta querer fazer muita coisa, pois ao não conseguir uma, você perde a motivação para as demais!

E quando eu digo sobre “motivação profunda”, eu quero dizer que você quer algo porque aquilo vai mudar a sua vida!

Exemplos de planos de Ano Novo que não funcionam

Para ilustrar o que estou falando, aqui vão alguns planos que não funcionam por terem motivação errada:

  • Emagrecer porque o marido quer.
  • Mudar de emprego para ganhar mais.
  • Abrir um negócio para fazer meu próprio horário

Nâo vou te enganar: mudar seu corpo por outra pessoa não funciona, você precisa mudar por um motivo interno, um motivo seu! Assim como “ganhar mais” é vago e seu cerebro vai se acomodar fácil com qualquer “mais” que você ganhar – tenha uma meta objetiva!

E abrir um negócio pensando em ter liberdade de horário, me desculpa, é a maior das auto enganações! Ao empreender é preciso ter disciplina de horários e tarefas! Ser seu próprio chefe não significa não trabalhar!

Exemplos de planos de Ano Novo que funcionam

E agora os mesmos planos, mas com motivações boas.

  • Emagrecer pois quero viver mais e ver meus filhos crescerem
  • Mudar de emprego para realizar meu sonho de viajar
  • Abrir um negócio para atender uma demanda do mercado que não é atendida ainda

Aí sim faz sentido, mas ATENÇÃO, esses são só exemplos e podem não fazer sentido pra você. Não copie e cole esses planos acima, faça os seus próprios!

Dica extra

Antes de fechar sua lista de planos para 2019, feche os olhos e se visualize no final de 2019. Como você vai se sentir realizando os planos que fez? Você vai se sentir muito realizada ou tanto faz? 

Sério, você visualizou mesmo? Se não, respira fundo, relaxa e visualize seu futuro! Passe pelos dias que concluiu seus planos, pense como vai se sentir, e como vai se sentir olhando pra essa lista em dezembro de 2019!

Se ter realizado aquela lista te fizer REALMENTE feliz, você está com a lista certa pra você! Se não, volte pro início do texto e comece de novo, antes do ano novo!

E lembre-se que todo plano constitui uma DECISÃO, não há mágica, você precisa DECIDIR fazer cumprir! E vou te contar um segredo: toda decisão envolve uma renúncia! Quando você escolhe emagrecer, tem que renunciar comer as mesmas comidas que comia antes! Quando decide empreender, tem que renunciar a segurança de um salário todo início do mês!

Você está pronta para renunciar a algumas coisas para realizar seus planos de Ano Novo!?

O Coaching te ajuda a se conhecer, entender melhor o que faz sentido pra você e a se planejar! Se precisar, conte comigo!

Luciano Grossi

Comente!